Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

"TIAGO NA TOCA e os poetas"

.
.
.
.
.
.
.

 

 

 

Tiago na toca é um projecto à parte. Não é um disco, ou um livro, ou um personagem. É apenas o nome que dei ao conjunto de experiências que faço por intuição ou acaso, separadas dos meus discos de carreira: gravações independentes, propostas que aceito, desafios a que me proponho criativamente como exercícios, produções low fi sem o dedo polidor da produção dos dias que correm. A conceito será o abrir de uma janela mais pessoal e directa para dentro de “minha casa”. Através de pequenas edições ou apenas gravações postas na internet, vou mostrando os “out takes” do tempo que corre entre CD´s.

No fundo gostava que este projecto se caracterizasse por não ter qualquer definição. Será o que for, nas alturas em que acontecer, como tiver que acontecer.

 
Este “Tiago na Toca e os poetas” é um conjunto de poemas que musiquei juntamente com algumas versões que gravei no verão de 2008, entre os meus álbuns “O Jardim” e “Em Fuga”.  A ideia foi despoletada por um poema que ouvi cantado pelo Camané chamado “o lenço”, o qual musiquei de novo e me trouxe a ideia de fazer todo um álbum de palavras que não eram minhas. Assim, comecei a minha pesquisa pelos poetas que me fizeram começar as escrever. Poetas antigos, poetas também do fado que tanto me moldou. O desafio de desvendar emoções, de lhes dar sons, harmonias, novas roupagens... e para isto usar o espaço, a captação descomprometida, o improviso, o instinto. As gravações foram feitas na sua maioria em minha casa, com um ou no máximo dois microfones. Convidei pessoas que admiro e músicos com quem gosto de tocar. Sem ensaios, foi surgindo um dos projectos mais profundos que gravei, pelas cumplicidade, pela naturalidade das participações, pela simpatia de quem me visitou. Este álbum não é para ser gritado e vendido à porta das pessoas. É um álbum discreto, sereno, como um segredo.

 
Nasceu depois a ideia de fazer um cd/livro que materializasse o projecto de forma especial. Conheci então algures por Lisboa o Mário Belém cujo trabalho me fascinou e quem acabei por convidar para entrar nesta aventura. Juntos fomos percebendo de que forma poderia ser feito este objecto, fomos visitar alfarrabistas, fui buscar edições antigas de livros de poemas que tinha cá por casa. Tudo o resto foi o Mário e todo o seu talento. Podem saber mais sobre o seu processo criativo no site dele que vos convido desde já a visitar www.mariobelem.com  . O Tiago na toca deixou de ser apenas um álbum de musica e passou a ser um objecto único, limitado, especial.

Recebi ontem as primeiras edições e fiquei comovido com cada pormenor: desde o papel, ao toque, ao cheiro, desde as ilustrações até ao pequeno envelope que contém o CD, tudo perfeito. Cada poema está acompanhado de um texto escrito por mim com o relato de cada gravação. O meu pai escreveu um prefácio. Este projecto é fruto da simpatia, dedicação e inpiração de muita gente e a todos estou grato.

 

Assim, embora com 2 anos e tal de atraso, o disco ficou pronto. 
Espero que gostem, espero que queriam este "Tiago na Toca e os Poetas" em vossa casa.


Todo o lucro das vendas irá reverter para a associação Ajuda-me a Ajudar: http://ajudameaajudar.org/



Dia 18 de Dezembro está nas lojas! Quem puder, tente não piratear sff...

 

 

Aqui vai o alinhamento e os convidados:

 

 

 

 

 

 

 Tiago Bettencourt

 

 

 

 

publicado por Tiago Bettencourt às 19:35
link | comentar | favorito
10 comentários:
De João Miguel Ferreira a 14 de Dezembro de 2011
Ola Tiago!

Parabéns por finalmente lançares o álbum, estou ansioso por o ouvir desde que soube que estavas a trabalhar nele.
Só uma pergunta, a música "aprendiz de amigo" não figura no álbum? É que das que tinha ouvido era a minha favorita...

Um abraço!
De Luis a 15 de Dezembro de 2011
Dia 18 já se vai encontrar na fnac o cd Tiago!?
Parabens , de certeza que e mais um excelente trabalho...
Eu vou logo la...
De Isabel a 18 de Dezembro de 2011
já cá canta e escrevo isto ao mesmo tempo que ouço :) adoro. não podia faltar cá em casa.
De Afonso Albergaria a 20 de Dezembro de 2011
Só ficou a faltar a "Amor Dificl"!

Grande Abraço
De Ana Heleno a 24 de Dezembro de 2011
Envolvente. Comovente. Intimista. Perfeito. Muito muito obrigada.
De Carlota a 26 de Dezembro de 2011
Olá, Tiago.
Antes de mais, parabéns pelo excecional e coerente trabalho que tens vindo a desenvolver. Depois, é com muita alegria que leio este post! Adoro poesia e já tinha comentado com uma familiar que era giro que alguém fizesse música com poemas, pelo que quando soube que estavam empenhado num projeto desses, fiquei imediatamente em pulgas e muito curiosa.
Mal possa, vou comprar e, como com toda a certeza vou adorar, deixo já a sugestão de fazeres uma continuação deste trabalho :)
De catherine a 30 de Dezembro de 2011
Fantástico! Isto é uma notícia para começar bem 2012...Infelizmente já parece esgotado no site da FNAC.pt...onde é que se possa encontrar este álbum????
De rita a 31 de Dezembro de 2011
Catherine, nao me parece que esteja esgotado. Tentei encomendar pelo site mesmo antes do lançamento do album e fui sempre consultando o site e a verdade é que sempre apareceu la "indisponivel". Nunca esteve "disponivel", nao sei por que razao...
De catherine a 31 de Dezembro de 2011
Obrigada pela informação! Vou então procura-lo nas lojas...
De Cynthia Reis a 19 de Agosto de 2012
Ola, boa noite. Eu gostava comprar este cd Tiago Na Toca, mas nao parece que ha possibilidades de comprar-lo no Canada. Podes me dizer como e que posso comprar um copia?

Obrigada,
Cynthia

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 20 seguidores

.pesquisar

Photobucket
Photobucket
Photobucket

.posts recentes

. QUANDO ME PEDIRAM UM VIDE...

. O senhor do lado

. ...

. "TIAGO NA TOCA e os poeta...

. Sobre a apatia:

. silêncio

. Somos numero 1!!

. Mais explicações ainda...

. Explicações

. NOVO ALBUM já em Pré-vend...

.arquivos

. Abril 2012

. Dezembro 2011

. Janeiro 2011

. Julho 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

.subscrever feeds